O jornalismo online cada vez mais está ocupando seu espaço, produzindo uma nova forma de informar, seus noticiários são voltados para os usuários, os quais com a ajuda e reforço do marketing e da propaganda que valoriza os gostos e necessidades do indivíduo, se envolvem com os assuntos opinando e produzindo dados por meios eletrônicos.
Com isto, as noticias sofre transformações proporcionando uma troca de informações entre quem a faz e quem a recebe, como uma forma de conversa, aumentando seu público e credibilidade, o que tem como ponto forte, diferenciando das demais mídias, deixando de ser um monopólio para favorecer a multiplicidade de ambas as partes.
Apesar de alguns dos jornalistas profissionais não aceitarem, pondo em duvida as informações passadas pelo público em suas participações, eles estão cada vez mais sendo levados a sério além de está se tornando uma peça fundamental para a arte de fazer jornalismo.
O jornalismo online proporciona uma aproximação com o público, com assuntos mais específicos para uma determinada região ou comunidade, levando em consideração os seus desejos ou problemas com facilidade, tornando assim um novo tipo de noticiário, o meio local, característica a qual o rádio, televisão ou impresso ainda não conseguiram fazer.
Segundo Daird Galloway, no jornalismo impresso se via ou testemunhava um fato e repassava para o papel, Bozkowski, afirma que a internet abre os olhos e ouvidos, surgindo novas percepções sobre acontecimentos e fenômenos.
Com tudo o novo modo de produzir noticia trouxe mudanças, como culturais, políticas, de infraestruturas e nas rotinas das redações, os jornais impressos estão se adequando com seus sites, mas acredita-se que eles sobreviverão paradoxalmente, acabam procurando inovações.